sábado, 29 de dezembro de 2007


"Como foi que você entrou? Fique longe de mim, seu sapinho malfeitor, ou lhe bato!"

Se assim como eu, que ainda não assistiu ao filme, vale a pena fazer o download do livro. Dispensa comentários, resenhas e blablabla.

Mas se ainda não conhece:
Clockwork Orange (Laranja Mecânica)

Livro de Anthony Burgess conta a história de Alex, um garoto que junto com outros jovens de sua gangue, praticam roubos, espancamentos, estupros por toda uma Londres arrasada de um futuro indeterminado. Alex pratica a violência por puro prazer, assim como a maioria dos jovens de sua idade.

Burgess causou grande estranhamento em seus leitores por conta do vocabulário de Alex, cheio de gírias nadsat - termos eslavos e palavras rimadas que exigem dedução para o entendimento. Exemplo: a rot do vekio estava cheia de krov vermelho quando lhe demos um toltchock; tiramos as platis da devotchka e seus grudis eram horrorshow, etc. O livro chocava também por sua violência e os conflitos éticos que cercavam o jovem Alex, suas punições e a sociedade.

Seu título provém de uma expressão anglo-saxã "As queer as a clockwork orange", ou, em uma tradução simplificada, "Tão bizarro quanto uma laranja mecânica".

Foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1971


Links:
DOWNLOAD
DEFINIÇÃO "ULTRAVIOLENCE" - WIKIPEDIA (INGLÊS)
FONTE




(clique na imagem para ampliá-la)

Nenhum comentário: