sábado, 22 de dezembro de 2007


PORRA! O REFUSED TÁ MORTO!!!!!!!!!!!
(último comunicado de imprensa do refused)

Como os teóricos políticos e os filósofos(Baudrillard,Focault, Derrida, Debord e por aí vai...) nós também lidamos com uma dose de estar cumprindo uma profecia(?). a transformação de uma idéia em ação concreta.quando em 1972 os quilapayuns perceberam a importância de alargar o seu espectro de ação dividindo a banda em cinco diferentes seções de ação para serem capazes de espalhar as suas idéias em tantas localidades e pessoas quanto fosse possível, eles compreenderam o principio da organização massiva do coletivo.uma divisão em cinco novas e diferentes direções significam na pratica cinco novos projetos que podem desafiar e lutar contra o tédio e morte que rastejam dentro da nossa vida diária. cinco novos caminhos para concretizar o manifesto conhecido sob a bandeira coletiva de "refused party program"(programa do partido refused), cinco novas forças que podem mastigar e engolir cada tendencia da algema burguesa que nos prende.
então pq o refused precisou morrer para estar apto a nascer das cinzas como a fênix? é impossivel tomar parte no programa revolucionário quando cada aspecto da existência foi projetado como entretenimento e musica, uma tradição em que ambos , expressão e criatividade, estiveram mortos por tempo demais. Nós esperávamos ser o ultimo prego no caixão do cadáver podre do que foi a música popular, mais desafortunadamente, a reificação foi grande demais para que tivéssemos sucesso nossos débeis ataques passassem por esse discurso chato. quando toda expressão, não importa quão radical ela seja, pode ser transformada em comodidade e ser vendida ou comprada como refrigerante barato, como será possível que vocês saibam o que é arte real? quando toda idéia politica tem que se tornar segura e ser categorizada só para que possam ser definidas( e vendidas?) por "jornalistas" que só visam a venda de suas publicações e seus salários, como será que nós podemos mostrar a seriedade dessa situação?quando a utilidade de cada canção gravada é acumular lucro para gravadoras que se esforçam para matar tentativa de espontaneidade e criatividade, como eles esperam que criemos?
quando cada show feito é só mais um tijolo na parede entre as pessoas, entre "fãs" e "estrelas", quando ao invés de nos comunicarmos ou de interagirmos nós somos forçados a nos tornar nada alem de consumidores e produtores.quando pessoas são glorificadas como gênios e ídolos só porque fazem musica ou escrevem livros ou qualquer coisa igualmente chata e "cultural",quando a crença mais amplamente difundida é a de que a sua criação é mais importante que a tomada de parte dessas pessoas na vida cotidiana...o que isso diz ao resto de nós e o que isso diz sobre o sistema em que vivemos?quando continuamos a sustentar o mito da auto-realização burguesa dizendo que qualquer um pode fazê-lo,desde trabalhe duro, ou pegue uma guitarra, nós sustentamos o sonho de trabalhos bons versus trabalhos ruins(rockstar= trabalho bom, trabalhador de fábrica =trabalho ruim)sendo assim, nós também apoiamos o sistema de classes e sua justificativa.Quando a nossa auto-proclamada elite nos fala sobre cultura, a cultura que nos ilude quando nos faz crer que haja somente isso como cultura, sem nenhuma consideração quanto aos sistema econômicos e politico.quando nos tornamos só mais uma subcultura com todos atributos corretos(?) ao invés de uma contra-cultura real, está na hora de morrer, de reavaliarmos a posição em que estamos.
O Refused acabou em 26 de Setembro de 1998 em Atlanta, Georgia, e em seu ultimo e fraco esforço para quebrar a linha de tempo linear que os meios modernos de produção nos forçam a seguir nós fizemos um ultimo show em Harrissonburg, Virginia, em 6 de Outubro de 1998. O show foi interrompido pela policia local após termos tocado 4 músicas, quando estes acharam que era o bastante. Nós sabemos que eles estavam entre nós, mas isso nos trouxe um misto de espanto e alívio, quando percebemos que eles não conseguiram nos pegar antes do último show. Então depois de 7 anos tentando, nós finalmente conseguimos produzir nosso próprio espaço de tempo frente a estrutura de poder capitalista. A multidão continuou a se manifestar um momento passional e vívido quando continuou a gritar "RATHER BE ALIVE!"(n.d.e.:preferiria ficar vivo!!!)aos corruptos e desnecessários protetores da propriedade privada.
E agora????nós continuaremos com cada tentativa , derrubar o sistema de classes, queimar os museus e estrangular essa grande mentira a que nós chamamos "cultura". nós continuaremos com novos projetos e novas forças fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para derrubar a estrutura capitalista que aliena todos de cada aspecto da vida e da existência, esmaga a reificação (n.d.t.: atitude que consiste em tratar conceitos abstratos como se fossem reais ou objetivos.)que nos força a vestir identidades e e regras ultrapassadas: nós continuaremos a insistir na revolução aki e agora, e não naquele futuro vago e distante que todos os esquerdistas fundamentalistas e reformistas estão falando.Nós queremos que cada dia e cada ação sejam manifestações de amor, alegria,confusão e revolta. essa é a ultima vez que nós vamos dizer isto: NÃO IREMOS DAR ENTREVISTAS PARA REPÓRTERES ESTÚPIDOS que ainda não nos deram nada daquilo procuramos, nós nunca vamos voltar a tocar juntos e também não tentaremos glorificar ou celebrar o q fomos. Tudo o q tinhamos a dizer foi dito aqui ou em nossas músicas/manifestos/letras se eles não foram suficientes , vcs não estarão satisfeitos com isto aqui também: DE AGORA EM DIANTE O REFUSED EXIGE QUE TODOS OS JORNAIS QUEIMEM SUAS FOTOS (!!!) para que nunca mais sejamos torturados com memórias de um tempo que já passou e que o jornalismo decidamente fabricador de mitos e incompetente nos oferece. ao contrário de olhar pra trás, nós teremos tudo a ganhar olhando pra frente, e nada além do nosso tédio a perder.

O REFUSED ESTÁ MORTO! LONGA VIDA AO REFUSED!

Nenhum comentário: